A única pergunta é… proteger o quê?

Muito se fala em fechar a vila em forma de condomínio, colocando um portão. Mas o que estamos protegendo? De que adianta se fechar dessa maneira se o barulho de motos e buzinas vai continuar nos acordando de madrugada? Este não é um problema lá de fora. De que adianta colocar um portão, se não vai ter um porteiro? Será que um portão ia nos facilitar ou piorar a vida? Você acha que caminhão de lixo e carro da Rio Luz vai entrar aqui com um portão? E, principalmente, em pouco tempo haverá só um portão sem cadeado, apenas para gastar nosso dinheiro com essa estupidez.

Para que se tenha um portão, é preciso que se contrate um porteiro. Não creio que os senhores moradores estejam muito dispostos a contratar um porteiro, seria um gasto a mais. Então, teríamos que ter um síndico, para administrar o dinheiro. E, para isso, teríamos eleições, o que nos tomaria tempo e acaba por formar brigas e discussões. Para termos um portão, precisamos de um sistema de porteiro eletrônico, ou você acha que uma visita tem que ficar na ponta da vila esperando – podendo correr os riscos do “mundo lá fora” – enquanto você vem até o portão. Não acha uma situação chata para nossas visitas?

Colocar um portão não vai nos elevar ao nível de Barra da Tijuca apenas por ter um portão. Não haverá vigia para controlar as pichações e possíveis pulos de muro. Não vamos ser ingênuos e ignorantes. Vamos ter que organizar nosso lixinho, que simplesmente deixamos na porta no dia certo. E nada disso, senhores, parece ser uma melhora. A música alta vai continuar. E a pergunta é: o que estamos protegendo e de quem? Será que não estamos tentando nos proteger de nós mesmos?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s