Apenas o nascer de um dia no Rio de Janeiro (possível repost)

Saio de casa ainda com sono, meu cérebro ainda está dando boot, mas não há tempo a perder. Vou caminhando e me deparo com a primeira pichação. Vou começando a acordar para as desgraças do dia, viro uma esquina e me junto a uma pequena multidão andando como zumbis em direção à mesma rua, a estrada principal onde passa o transporte e logo percebo um rádio tocando funk alto, cortando o silêncio. Uma saudação em forma de berro da outra calçada também pode romper o silêncio. São seis da manhã, não acredito ser apropriado uma música dessas e um berro desses. Possivelmente será assim também no transporte. Seguindo em direção à estrada, posso avistar um carro indo pela contramão e outros avançando o sinal vermelho: são 6 da manhã ainda, por que é que deveriam cumprir as leis. É a transição dos sem noção da noite para os estressados da manhã e lá vou eu, me arriscando, desafiando esses dois grupos. Possivelmente serei xingado por atravessar na faixa, ignorando os que avançam o sinal. O transporte passa cheio e você, amaldiçoado pelo conhecimento, sabe que o transporte implementado ali não é adequado. À essa altura eu já estou praticamente acordado e acordo totalmente quando entro na condução e ninguém se oferece para segurar a mochila, então lembro que possivelmente 90% das pessoas sentadas neste transporte são cristãs e vão para a igreja todo domingo se certificar que o reino dos céus é para quem é generoso e solidário. Pelo menos era isso que diziam na época que eu fiz catequese. O Bom dia dado ao motorista não é respondido e o carregamento está completo. Estou 100% acordado e estressado, pronto para um dia, para atrasos e decepções.

Deixe um comentário

